Apoio Cliente: (+351) 254 613 801

Notícias

NOTÍCIAS

"Riscos para a saúde". DGS alerta para massa de ar do Norte de África que está a afetar Portugal

"Riscos para a saúde". DGS alerta para massa de ar do Norte de África que está a afetar Portugal

Uma massa de ar do Norte de África está a provocar uma "fraca qualidade do ar no continente", alertou, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomendou cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças e idosos.

"Está a ocorrer uma situação de fraca qualidade do ar no continente, prevendo-se que a mesma se mantenha hoje e terça-feira", um fenómeno que se deve à "intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África", adiantou a DGS.

Segundo a mesma fonte, o efeito deste fenómeno pode ser enfraquecido com a chuva que está prevista para algumas zonas do país, o que permitirá reduzir a concentração de partículas no ar.

Estas partículas inaláveis têm "efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações", adiantou ainda a DGS.

Nesse sentido, é recomendado que a população em geral reduza os esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

"Os grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas", avisou a DGS.

Além das crianças e idosos, a DGS aponta como vulneráveis pessoas com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, e doentes do foro cardiovascular, recomendando que, em caso de agravamento de sintomas, devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

in tsf.pt

Dia Mundial do Combate à Tuberculose: Luta contra a doença recua 12 anos com a pandemia

Dia Mundial do Combate à Tuberculose: Luta contra a doença recua 12 anos com a pandemia

Doze meses de pandemia inverteram 12 anos de progresso global contra a tuberculose, pior do que o estimado antes, indica um novo relatório.

A pandemia resultou numa diminuição de quase 25% no diagnóstico e tratamento em todo o mundo, de acordo com uma pesquisa publicada na última quinta-feira por uma coligação que trabalha para acabar com esta doença.

Devido ao impacto da pandemia nos serviços de saúde, o número de pessoas diagnosticadas e tratadas para a tuberculose nos países mais afetados recuou para os níveis de 2008, diz a diretora executiva da Stop TB Partnership, Lucica Ditiu, no relatório.

“Doze anos de ganhos impressionantes na luta contra a tuberculose foram tragicamente revertidos por outra infeção respiratória virulenta”, o novo coronavírus, sublinha.

“Espero que, em 2021, apertemos o cinto e abordemos de forma inteligente, ao mesmo tempo, a tuberculose e a covid-19 como duas doenças transmitidas pelo ar com sintomas semelhantes”, acrescenta.

Dados da Índia e da África do Sul mostram que as pessoas infetadas tanto com tuberculose como com covid-19 têm três vezes mais probabilidade de morrer do que as infetadas apenas com tuberculose. Isto significa que medidas preventivas como o rastreio e os testes são essenciais para manter as taxas baixas.

Todos os anos a tuberculose infeta cerca de 10 milhões de pessoas e mata 1,5 milhões, mais do que qualquer outra doença infeciosa. Embora a covid-19 tenha ultrapassado a tuberculose, em 2020, como a causa mais comum de morte por uma doença infeciosa, a tuberculose ainda mata mais pessoas do que a covid-19 em países de baixo e médio rendimento.

OMS estima que menos 1,4 milhões de pessoas receberam cuidados contra a tuberculose em 2020

Até 1,4 milhões de pessoas não receberam cuidados de tuberculose em 2020, uma redução de 21% face ao ano anterior, de acordo com estimativas preliminares compiladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de mais de 80 países. Os países com as maiores lacunas relativas foram a Indonésia (-42%), África do Sul (-41%), Filipinas (-37%) e Índia (-25%).

“Durante séculos, as pessoas com tuberculose têm estado entre as mais marginalizadas e vulneráveis. A covid-19 intensificou as disparidades na capacidade de acesso aos serviços, tanto no interior de cada país como entre países. Temos agora de fazer um esforço renovado para trabalhar em conjunto a fim de assegurar que os programas de tuberculose sejam suficientemente fortes para serem eficazes durante qualquer emergência futura”, disse a diretora do Programa Global de Tuberculose da OMS, Tereza Kasaeva, numa conferência de imprensa esta segunda-feira.

As novas diretrizes da OMS sobre esta doença dizem que a chave é reforçar os sistemas de saúde. A agência mundial teme que mais de meio milhão de pessoas possam ter morrido de tuberculose até 2020 simplesmente porque não conseguiram obter um diagnóstico.

Antes do aparecimento da covid-19, a diferença entre o número estimado de pessoas que desenvolveram tuberculose em cada ano e o número anual de pessoas oficialmente diagnosticadas com tuberculose era de cerca de 3 milhões. “A pandemia exacerbou grandemente a situação”, lamenta a OMS.

in executivedigest.sapo.pt

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

O trabalho de Ozlem Tureci, co-fundadora da BioNTech, foi interrompido no final de 2019 com notícias do surgimento de um novo vírus na China. Imediatamente pensaram que a tecnologia em que trabalhavam há mais de duas décadas podia ser uma solução.

Chamaram-lhe Projeto Lightspeed, ou velocidade da luz, e em menos de um ano viam o Reino Unido aprovar a sua vacina, desenvolvida em colaboração com a Pfizer. Foi a primeira grande esperança na luta contra a Covid-19.

Hoje, as suas atenções voltam-se para o trabalho que foi colocado em pausa: a procura de um mecanismo que permite aos nossos sistemas imunitários combaterem os tumores cancerígenos.

A fama da BioNTech cresceu e permitiu angariar mais fundos para as investigações que possam ajudar a criar uma nova ferramenta para a luta contra o cancro. E essa luta assenta na tal tecnologia revolucionária que usa o ARN mensageiro. Da mesma forma que ele é usado para educar o corpo a combater o vírus, o mesmo pode ser feito no cancro.

“Temos várias vacinas distintas para o cancro, todas baseadas no mRNA”, revela Tureci à “Associated Press”, embora tenha dificuldade em dizer quando é que elas poderão estar disponíveis. “É complicado fazer previsões neste tipo de desenvolvimentos inovadores. Esperamos precisar apenas de alguns anos para que consigamos fornecer as vacinas às pessoas.”

O uso do mRNA na luta contra o cancro não é propriamente uma novidade. A investigação avança, os estudos também e há até casos de sucesso em terapias experimentais.

O norte-americano de 52 anos, Brad Kremer, foi um dos doentes tratados com uma vacina experimental em 2019. Afetado por um cancro da pele que se havia metastizado, recebeu a injeção e os primeiros efeitos positivos tornaram-se literalmente visíveis ao fim de algumas semanas, revela a revista científica “Nature”.

As pequenas manchas que tinha na pele começaram a perder a cor. “Estava a ver as células cancerígenas a encolher com os meus próprios olhos”, disse. As sucessivas doses fizeram o cancro retroceder com sucesso.

O uso da tecnologia mRNA tem outras vantagens: é potente, versátil, de produção rápida e é também uma solução de baixo custo.

Diz a “Nature” que em 2017, a BioNTech aplicou esta imunoterapia personalizada — isto é, feita de acordo com o perfil genético de cada um — a 13 casos de doentes com melanoma em estado avançado. Em todos os casos foi possível assistir uma maior imunidade contra os tumores, o que diminuiu o risco do surgimento de metástases.

É a mesma tecnologia usada pela Moderna na sua própria vacina contra a Covid-19 — uma das mais bem-sucedidas startups dos últimos anos —, empresa que foi criada especialmente para desenvolver soluções com base no mRNA. E a sua aplicação está também focada na luta contra o cancro.

Não é tudo. Em cima da mesa estão dezenas de outras aplicações: para combater doenças infecciosas como a Covid-19, mas também a gripe; ou até mesmo uma forma de eliminar as alergias mais comuns.

 in nit.pt

Mesmo sem diabetes, infetados com alto nível de açúcar no sangue pioram

Mesmo sem diabetes, infetados com alto nível de açúcar no sangue pioram

De acordo com um novo estudo do Centro Médico da Universidade do Estado de Nova Iorque (SUNY), que será detalhado na conferência anual ENDO 2021, da organização médica americana Endocrine Society, pessoas hospitalizadas com Covid-19 podem ter um quadro mais grave da doença caso tenham um elevado nível de açúcar no sangue, independentemente de serem diabéticas ou não.

Segundo a Galileu, a investigação destaca-se por contar com uma maioria de participantes negros. Isto porque, de acordo com uma das autoras, Samara Skwiersky, análises anteriores sobre a relação entre a hiperglicemia e a Covid-19 não se haviam focado neste grupo.

Assim, este novo estudo acompanhou 708 adultos com Covid-19 que foram internados no hospital da SUNY. Desta amostra, 89% deles eram negros, aproximadamente metade eram homens, e 54% deles tinham um histórico de diabetes do tipo 1 ou do tipo 2.

É recomendado que diabéticos mantenham os níveis de glicose no sangue entre 140 e 180 miligramas por decilitro (mg/dL) durante a hospitalização. Por isso, os participantes foram divididos em dois grupos: um com níveis de glicose inferiores a 140 mg/dL e outro com os indivíduos que apresentavam números inferiores a 180 mg/dL.

O estudo conclui que os pacientes com diabetes cujos valores de glicose no sangue ultrapassaram os 140 mg/dL, ao serem internados, tiveram um risco 2,4 vezes maior de integrar os cuidados intensivos e de precisarem de ventilação quando comparados àqueles cujos níveis de glicose eram mais baixos. Os pacientes com diabetes cujos níveis de glicose eram superiores a 180 mg/dL tinham um risco aproximadamente duas vezes maior de óbito.

A acrescentar, o risco de morte também aumentou duas vezes em pacientes que não tinham diabetes, mas cujos valores de glicose ultrapassavam 140 mg/dL. Também foi verificada uma probabilidade 3,5 vezes maior de admissão nos cuidados intensivos e um risco 2,3 vezes maior de ventilação e de lesão renal aguda. Os pacientes não diabéticos cujos níveis de glicose no sangue ultrapassavam 180 mg/dL tinham um risco de morte quatro vezes maior, uma probabilidade quase três vezes maior de transferência para os cuidados intensivos e 2,7 vezes maior de ventilação.

Ainda não está claro se a hiperglicemia é um resultado ou é a causa de um quadro grave da doença causada pelo novo coronavírus. 

in noticiasaominuto.com

Sono irregular aumenta risco de sofrer de depressão, revela estudo

Sono irregular aumenta risco de sofrer de depressão, revela estudo

Uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que a variabilidade diária nos parâmetros do sono aumenta a probabilidade de desenvolvimento de depressão no futuro.

O novo estudo, divulgado no Digital Medicine, baseou-se em dados de medição dos níveis do sono e do humor de mais de 2.100 estudantes de medicina em início de carreira durante um ano, reporta a revista Galileu.

Tribunal Constitucional chumba lei da eutanásia. Saiba as razões

Tribunal Constitucional chumba lei da eutanásia. Saiba as razões

Depois desta decisão, diploma regressa ao Parlamento. Argumentos do Presidente da República parcialmente acolhidos pelos juízes. PS já disse que vai mudar a lei para ir "ao encontro" da decisão do TC.

O Tribunal Constitucional (TC) chumbou a lei que permite a morte assistida, dando assim razão (parcial) às objeções levantadas pelo Presidente da República. O diploma regressa agora ao Parlamento e os partidos que o aprovaram terão uma de duas decisões para tomar: ou deixam cair a lei ou a alteram de forma a torná-la constitucional. O PS já disse que mudará a lei.

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas

Em cada concelho será seleccionado um estabelecimento de ensino onde se concentrarão os testes. Professores, funcionários e alunos terão que se deslocar a essa escola. Universo de testados rondará 500 mil pessoas no primeiro varrimento. Repetição dependente da incidência.


Equipas móveis, compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos, vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. A complexa operação, que vai implicar no primeiro varrimento testar cerca de 500 mil pessoas, está a ser preparada pelos ministérios da Saúde e Educação em parceria com os laboratórios privados e com a Cruz Vermelha, que desde finais de Janeiro já realizou 55 mil testes nas escolas do continente. Neste universo, só foram detectados 70 casos positivos pelo novo coronavírus.

diagnóstico

Alzheimer e Parkinson podem ser diagnosticados precocemente com avaliação aos olhos, alertam cientistas

Os olhos podem ser a melhor forma para identificar doenças como o Alzheimer e o Parkinson, ainda numa fase precoce das doenças. A descoberta foi feita por investigadores norte-americanos que dizem que apenas através de uma foto do olho é possível avaliar o risco de vir a sofrer de doenças neurodegenerativas.

Segundo os especialistas as mudanças na retina podem mostrar o aparecimento do Alzheimer, isto ocorre, porque "isolada do cérebro durante o desenvolvimento embrionário, a retina contém camadas de neurónios que parecem apresentar doenças neurodegenerativas junto com seus primos dentro do crânio.

lamego

Covid-19: Economia do norte do distrito mais castigada pelos efeitos da pandemia

O norte do distrito está a ser mais castigado pela pandemia em termos económicos. 

O economista e ex-professor de economia do Instituto Politécnico de Viseu, Alfredo Simões, diz que há setores no Douro que foram “terrivelmente castigados” com os efeitos da pandemia, ao contrário do que aconteceu na região sul do distrito, “que não sofre tanto como o norte do distrito e a média do país”.

Vacinação Covid-19

Foram até agora administradas 837.887 vacinas contra a covid-19 em Portugal

Há quatro meses que Portugal não registava um numero tão baixo de mortos por covid-19. Nas últimas 24 horas foram registados 33 óbitos. Números animadores numa altura em que prossegue a vacinação. Só nos últimos dois dias foram aplicadas 10 por cento do total das vacinas covid-19 dadas até agora.

Hospital Madeira

Doentes Continentais Recuperados de Covid19 na Madeira Deixam Mensagem de Agradecimento

A situação clínica foi sempre muito delicada e infelizmente no dia 9 de fevereiro, um dos três doentes não resistiu à doença e faleceu. De regresso a casa estão dois doentes que foram transferidos do continente para o Hospital Dr. Nélio Mendonça a 29 de janeiro deste ano, tal como o JM já deu conta na sua edição online.

Seguros de saúde

Seguros de saúde continuam a crescer. Prémios aumentaram 8,2% em 2020

A contratação de seguros de saúde em Portugal tem registado uma tendência de crescimento ao longo dos últimos anos, refere a APS. Nos últimos três anos estas apólices aumentaram 26,4% para 950 milhões de euros.

Israel vacinação

Líder global em vacinação contra Covid, Israel reduz infecções e casos graves

Um estudo publicado em Israel comprovou que a campanha de imunização do país já teve impacto na diminuição do número de internamentos e na prevenção de casos graves de Covid-19.

pfizer-astrazeneca

Ensaio clínico testa possível junção de vacinas da Pfizer e Astrazeneca

A Grã-Bretanha começou um ensaio para avaliar as respostas imunitárias geradas se as doses das vacinas Covid-19 da Pfizer Inc e da Astrazeneca Plc forem combinadas num calendário de toma de duas doses.

testes PCR

Testes à Covid disparam em janeiro. Metade dos PCR são feitos no privado

Com os casos de infeção a dispararem, aumentaram também os testes de despiste ao novo coronavírus. Só em janeiro, Portugal realizou mais de 1,6 milhões de testes à Covid-19, incluindo PCR e testes rápidos, o que representa cerca de 22% dos exames realizados desde o início da pandemia, segundo os dados cedidos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) ao ECO.

COVID-19: Antiviral

COVID-19: Antiviral Acelera Eliminação do SARS-COV-2 em Doentes Não Hospitalizados

Um medicamento antiviral ainda em fase experimental pode acelerar a eliminação do novo coronavírus em doentes não hospitalizados, contribuindo para evitar a disseminação da covid-19 na comunidade, concluiu um estudo clínico desenvolvido no Canadá.

Centro de apoio ao Serviço Nacional de Saúde de Lamego já fez mais de 1.200 chamadas

Centro de apoio ao Serviço Nacional de Saúde de Lamego já fez mais de 1.200 chamadas

O Centro de Vigilância Ativa, em Lamego, de apoio ao Serviço Nacional de Saúde, já fez mais de 1200 chamadas de rastreamento, na primeira semana de funcionamento. A equipa de oito técnicos e enfermeiros faz inquéritos epidemiológicos e o rastreamento de cadeias de contágio.

Testes Covid-19 Forsaúde

A FORSAÚDE disponibiliza a toda a população o serviço de rastreio à COVID-19 através da realização de Testes de Diagnóstico.

Se tem sintomas, não arrisque e não coloque em risco aqueles que o rodeiam. Entre em contacto com a nossa equipa médica!
Porquê realizar o seu teste com a FORSAÚDE?

Israel fornece dados médicos à Pfizer em troca de vacinas. Acordo levanta preocupações éticas

Israel fornece dados médicos à Pfizer em troca de vacinas. Acordo levanta preocupações éticas

Israel é um dos países do mundo que mais tem avançado na ‘corrida’ para vacinar a sua população contra a covid-19. Cerca de 28% dos quase 9 milhões de habitantes já receberam, pelo menos, uma dose da vacina.

Previous Next

Covid-19. O que acontece ao vírus depois da vacinação?

Um grupo de investigadores estudou o comportamento de quatro outros coronavírus e concluiu que o SARS-Cov-2 não vai desaparecer, vai tornar-se endémico. Mas tal depende ainda da imunidade.

Notícias Relacionadas

"Riscos para a saúde". DGS alerta para massa de ar do Norte de África que está a afetar Portugal

"Riscos para a saúde". DGS alerta para massa de ar do Norte de África que está a afetar Portugal

Uma massa de ar do Norte de África está a provocar uma "fraca qualidade do ar no continente",...

Dia Mundial do Combate à Tuberculose: Luta contra a doença recua 12 anos com a pandemia

Dia Mundial do Combate à Tuberculose: Luta contra a doença recua 12 anos com a pandemia

Doze meses de pandemia inverteram 12 anos de progresso global contra a tuberculose, pior do que o...

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

O trabalho de Ozlem Tureci, co-fundadora da BioNTech, foi interrompido no final de 2019 com...

Image
Image

Joomla Theme

It is the best Joomla template in the market, because we have boosted the constructor so that you can create unlimited pages that are never the same.

Unitemplates

For 10 years we have created the best template for Joomla.