Apoio Cliente: (+351) 254 613 801

Notícias

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

O trabalho de Ozlem Tureci, co-fundadora da BioNTech, foi interrompido no final de 2019 com notícias do surgimento de um novo vírus na China. Imediatamente pensaram que a tecnologia em que trabalhavam há mais de duas décadas podia ser uma solução.

Chamaram-lhe Projeto Lightspeed, ou velocidade da luz, e em menos de um ano viam o Reino Unido aprovar a sua vacina, desenvolvida em colaboração com a Pfizer. Foi a primeira grande esperança na luta contra a Covid-19.

Hoje, as suas atenções voltam-se para o trabalho que foi colocado em pausa: a procura de um mecanismo que permite aos nossos sistemas imunitários combaterem os tumores cancerígenos.

A fama da BioNTech cresceu e permitiu angariar mais fundos para as investigações que possam ajudar a criar uma nova ferramenta para a luta contra o cancro. E essa luta assenta na tal tecnologia revolucionária que usa o ARN mensageiro. Da mesma forma que ele é usado para educar o corpo a combater o vírus, o mesmo pode ser feito no cancro.

“Temos várias vacinas distintas para o cancro, todas baseadas no mRNA”, revela Tureci à “Associated Press”, embora tenha dificuldade em dizer quando é que elas poderão estar disponíveis. “É complicado fazer previsões neste tipo de desenvolvimentos inovadores. Esperamos precisar apenas de alguns anos para que consigamos fornecer as vacinas às pessoas.”

O uso do mRNA na luta contra o cancro não é propriamente uma novidade. A investigação avança, os estudos também e há até casos de sucesso em terapias experimentais.

O norte-americano de 52 anos, Brad Kremer, foi um dos doentes tratados com uma vacina experimental em 2019. Afetado por um cancro da pele que se havia metastizado, recebeu a injeção e os primeiros efeitos positivos tornaram-se literalmente visíveis ao fim de algumas semanas, revela a revista científica “Nature”.

As pequenas manchas que tinha na pele começaram a perder a cor. “Estava a ver as células cancerígenas a encolher com os meus próprios olhos”, disse. As sucessivas doses fizeram o cancro retroceder com sucesso.

O uso da tecnologia mRNA tem outras vantagens: é potente, versátil, de produção rápida e é também uma solução de baixo custo.

Diz a “Nature” que em 2017, a BioNTech aplicou esta imunoterapia personalizada — isto é, feita de acordo com o perfil genético de cada um — a 13 casos de doentes com melanoma em estado avançado. Em todos os casos foi possível assistir uma maior imunidade contra os tumores, o que diminuiu o risco do surgimento de metástases.

É a mesma tecnologia usada pela Moderna na sua própria vacina contra a Covid-19 — uma das mais bem-sucedidas startups dos últimos anos —, empresa que foi criada especialmente para desenvolver soluções com base no mRNA. E a sua aplicação está também focada na luta contra o cancro.

Não é tudo. Em cima da mesa estão dezenas de outras aplicações: para combater doenças infecciosas como a Covid-19, mas também a gripe; ou até mesmo uma forma de eliminar as alergias mais comuns.

 in nit.pt

Notícias Relacionadas

"Riscos para a saúde". DGS alerta para massa de ar do Norte de África que está a afetar Portugal

"Riscos para a saúde". DGS alerta para massa de ar do Norte de África que está a afetar Portugal

Uma massa de ar do Norte de África está a provocar uma "fraca qualidade do ar no continente",...

Dia Mundial do Combate à Tuberculose: Luta contra a doença recua 12 anos com a pandemia

Dia Mundial do Combate à Tuberculose: Luta contra a doença recua 12 anos com a pandemia

Doze meses de pandemia inverteram 12 anos de progresso global contra a tuberculose, pior do que o...

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

Tecnologia das vacinas para a Covid-19 pode ser usada para tratar o cancro

O trabalho de Ozlem Tureci, co-fundadora da BioNTech, foi interrompido no final de 2019 com...

Image
Image

Joomla Theme

It is the best Joomla template in the market, because we have boosted the constructor so that you can create unlimited pages that are never the same.

Unitemplates

For 10 years we have created the best template for Joomla.